Atenção! A Elohin não solicita depósito antecipado para a liberação do empréstimo. Isso é crime.

Atenção! Nós não solicitamos depósito antecipado. Isso é crime.

Golpe do crédito consignado: Saiba como se proteger

1st Dec, 22

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo que vem crescendo cada dia mais no Brasil, por sua ótima oferta de taxas de juros e facilidade no pagamento.

No entanto, com a popularidade desta modalidade, também aumentaram os golpes voltados ao público que contrata consignado.

Em 2021, as queixas em relação a este tipo de empréstimo subiram 28% no Procon de São Paulo, chegando a 8.355 queixas. Em 2022, até setembro, já haviam sido registradas 4.600 reclamações.

Continue a leitura e saiba o que é crédito consignado e como evitar golpes no consignado para conseguir um dinheiro extra com segurança.

Economize no seu consignado e tenha mais dinheiro na hora que precisar

O que é o crédito consignado?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS, além de a funcionários públicos e trabalhadores de carteira assinada.

Nesta modalidade, as parcelas de pagamento dos empréstimos são descontadas do benefício ou da folha de pagamento do contratante.

Com isso, os riscos de inadimplência para os bancos são muito baixos e consequentemente as taxas de juros podem ser bem menores que em outras modalidades de crédito.

Dicas importantes para não cair no golpe

Os golpistas agem como agentes de instituições financeiras, e com todos os dados do solicitante, conseguem autorizar o empréstimo em nome da vítima.

O dinheiro do empréstimo cai na conta do segurado, e as parcelas com juros seguem sendo descontadas em sua folha de pagamento.

O golpista fica com as comissões que remuneram o agente de crédito e a instituição responsável por intermediar o empréstimo.

Pensando nisso, confira a seguir algumas dicas fundamentais para não cair em golpes do consignado e fazer esse tipo de empréstimo de maneira segura.

  • Evite passar dados da conta corrente e do cadastro do INSS para desconhecidos;
  • Suspeite de contatos telefônicos em nome do INSS ou da Previdência Social;
  • Não comprometa seus gastos básicos. 
  • Solicite o Custo Efetivo Total (CET) da contratação e observe se os juros aumentam com o passar dos meses;
  • Pesquise sobre a reputação de instituições financeiras que você não conhece;
  • Pesquise as melhores taxas de juros entre as instituições financeiras;
  • Tome cuidado com bancos que condicionem a liberação do crédito consignado à contratação de seguros ou outros serviços. A “venda casada” é ilegal;
  • Em caso de cobrança indevida, faça uma reclamação formal junto ao Procon da sua cidade, pelo site consumidor.gov.br ou pelo telefone 135 do INSS.
  • Como conseguir o seu consignado de forma segura?
  • O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) alerta o consumidor sobre a insistência de representantes de bancos na contratação do empréstimo.

Como conseguir o seu consignado de forma segura?

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) alerta o consumidor sobre a insistência de representantes de bancos na contratação do empréstimo.

A instituição também recomenda que você fique atento às ligações de pessoas que informam representar o INSS e que querem conceder um crédito para você. 

O ideal, segundo o Idec, é buscar diretamente os bancos de sua confiança que oferecem boas taxas de juros e transparência no processo de contratação.

Na meutudo, além de realizar simulações quando quiser pelo nosso site ou aplicativo, você pode fazer as contratações sozinho e acompanhar todo o processo de pagamento.

Conheça mais sobre a meutudo e seus produtos. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Outras Postagens do Blog
Empréstimo rápido, seguro e justo.
Clique e fale com um de nossos atendentes.